Menu

Importação e Exportação de Frutas

X

O Caqui é uma fruta originária da China e muito popular no Japão. Pertencente a família Ebenaceae e possui algumas variedades, como o caqui vermelho, que quando maduro é doce e mole; e o caqui chocolate, que possui cor alaranjada e consistência dura e resistente.

Rico em vitaminas A, B1, B2, fibras, cálcio, fósforo e sódio, o caqui é composto por água em 70% a 80% de sua consistência. Além disso, esta fruta também possui um bom teor de beta-caroteno (provitamina A), um dos antioxidantes utilizados contra o envelhecimento precoce.   
 

O caqui é recomendado contra problemas intestinais, infecções do fígado, catarros da bexiga e enfermidades das vias respiratórias. Quando verde, o caqui é indicado no combate à diarréia. Entretanto, ao amadurecer, possui ação laxativa. O caqui é adstringente e cada 100 gramas de caqui vermelho possui 72 calorias, enquanto que o caqui-chocolate apresenta cerca de 74 calorias.
 

O caqui é uma fruta delicada que só deve ser lavada antes do consumo, pois colocá-la em contato com a água e guardá-la pode fazer com que a fruta azede. A melhor forma de consumir o caqui é ao natural e não na produção de doces ou compotas.
 

Deve-se ficar atento na hora da compra do caqui e sempre dar preferência aos caquis sem rachaduras, firmes e de cores uniformes. O caqui mesmo conservado em geladeira ou em local bem fresco, chega a durar cerca de cinco dias.